O Programa também será exibido na
sábado, 28 de junho de 2008
Inicia o programa Lumen Veritatis!!
O Programa também será exibido na
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Entrevista com Dom Odilo P. Scherer, recém nomeado membro da Congregação para o Clero
Dom Odilo Pedro Scherer: Os Cardeais participam de uma ou de mais comissões, conselhos ou congregações da Cúria Romana. A Cúria Romana é aquele grande organismo de assessoria, de serviço para a missão do Papa, de colaboradores, que são diretamente as pessoas que trabalham para o Papa. E, claro, cada congregação, cada comissão da Cúria Romana é formada por muitos membros que não estão em Roma, mas que de vez em quando são chamados para alguma reunião, para participar da discussão de algum tema. A minha nomeação para a Congregação para o Clero exatamente significa isso: como membro da Congregação para o Clero, de vez em quando, eu serei chamado a participar de alguma reunião, das reuniões plenárias da Congregação, onde se discute uma série de assuntos para serem depois submetidos à decisão do Papa.
TVA: Efetivamente no Brasil, o senhor vai atuar de alguma maneira, como será este trabalho?
Dom Odilo: Não. Isso não tem repercussão direta no meu trabalho, no Brasil. Eu continuo normalmente Arcebispo de São Paulo. Meu trabalho é como Arcebispo de São Paulo, sem responsabilidade sobre o clero, no Brasil, de modo geral. Eu sou responsável pelo clero da Arquidiocese de São Paulo, assim como cada Arcebispo, ou Bispo, é responsável pelo clero de sua diocese.
TVA: O senhor estava em Brasília quando recebeu a notícia. Como foi?Dom Odilo: De fato, a notícia foi publicada durante a reunião do Conselho Permanente, em Brasília. Mas eu já tinha recebido, através da Nunciatura Apostólica, alguns dias antes, esta comunicação. Ela, então passou a ser pública no momento em que a CNBB publicou.
TVA: Fazendo um resumo da vida do senhor neste último ano, aconteceu muita coisa. O senhor nomeado Arcebispo, depois Cardeal e agora representante da Congregação para o Clero...Dom Odilo: Sim, em um ano aconteceram muitas coisas. Foi um ano muito cheio de novidades, de trabalhos, mas é assim a vida. Como Arcebispo de São Paulo, a gente também é carregado por toda a situação da cidade de São Paulo, que é uma cidade imensa, uma cidade importante. E, por isso mesmo, a minha nomeação para a Arquidiocese de São Paulo naturalmente é o motivo, digamos assim, de todos estes outros envolvimentos que vão chegando, porque São Paulo é importante.
A Arquidiocese de São Paulo é uma Arquidiocese expressiva, e é claro, a gente vai sendo envolvido neste movimento todo. São Paulo recebeu a visita do Papa e, eu tive que acolher o Papa, logo após a minha posse. São Paulo comemorou 100 anos de existência de uma Arquidiocese e tivemos que tomar as iniciativas junto com os outros Bispos Auxiliares e, naturalmente, toda a comunidade católica de São Paulo. E assim por diante.
Agora, temos o ano de São Paulo, o Ano Paulino que será aberto no dia 29 de junho, para nós, aqui em São Paulo. E vamos ter uma programação bonita, também, uma proposta interessante para toda a Arquidiocese de São Paulo que quer honrar o Ano Paulino, já que o Apóstolo São Paulo agora também é patrono da Diocese. Então, sim, um ano muito movimentado, mas porque São Paulo é dinâmica, e a cidade é movimentada e queremos que a Igreja de São Paulo acompanhe a vida da cidade.
TVA: E cresça junto?
Dom Odilo: Cresça junto, possa estar presente, possa atuar na vida da cidade de São Paulo. E, naturalmente, como Igreja, poder fazer a presença, o testemunho de Igreja, testemunho de Deus presente junto do povo de São Paulo e anunciar a todos, justamente, que Deus habita esta cidade, quer bem o povo de São Paulo.
TVA: Nós tivemos uma prova disso na missa da Arquidiocese no Pacaembú?
Dom Odilo: Foi uma manifestação muito bonita, na celebração de conclusão do ano centenário, no dia 8 de junho passado. Foi uma manifestação de grande fé, de grande unidade, da Igreja em São Paulo. E também de esperança, de alegria do povo que se manifestou, que esteve presente, do clero que esteve presente, dos religiosos e religiosas que também acompanharam. Momento bonito e importante na vida da Arquidiocese.
Última Alteração: 14:40:00
Fonte: Assessoria de Imprensa - Arautos do Evangelho Local:São Paulo (SP)
terça-feira, 17 de junho de 2008
Terceiro aniversário de Ordenação dos primeiros sacerdotes Arautos
A liturgia foi presidida pelo Padre João S. Clá Dias, EP fundador e superior geral desta associação internacional de direito pontifício e concelebrada por outros quatro sacerdotes que também foram ordenados no dia 15 de junho de 2005. Os dez restantes se encontram espalhados por distintas partes do Brasil e do mundo por onde os Arautos estão presentes.
Durante sua homilia, o Padre João Clá enfatizou o quanto deveriamos agradecer a Deus por este dom precioso da Providência, de contar com um ramo sacerdotal dentro dos Arautos e deste modo colaborar com o ardoroso pedido que Nosso Senhor fez no Evangelho de São Mateus: "Jesus vendo as multitudes, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, disse aos seus discípulos: 'La messe é grande mas os operários são poucos. Peça, pois, ao Senhor da messe que envie trabalhadores".
O Padre João Clá também fez um pedido especial à Providência, por intermédio da Santísima Virgem: "que abençôe esta obra com numerosas vocacões de jóvens que se comprometam em cumprir a missão sacerdotal de levar a Boa-Nova a todas as gentes e que tenham compaixão dessas multidões de nossos dias que estão cansadas e abatidas a espera do anúncio do Evangelho".
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Bento XVI anuncia nomeações para Vitória da Conquista e Frederico Westphalen
Dom Luiz Gonzada, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), estava na diocese de Afogados da Ingazeira desde outubro de 2001. Tem como lema episcopal o texto do profeta Jeremias “Não temas, estou contigo” (Jr 1,8). Ele é membro efetivo da Comissão Episcopal dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB e do Conselho Econômico no Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte).
Padre Antônio Carlos
O novo bispo de Frederico Westphalen é natural de São Paulo. Ordenado em junho de 1977, padre Antônio Carlos, 55, cursou filosofia no Seminário Santo Cura d’Ars e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Exerceu as funções de vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora da Penha, em São Paulo; membro nomeado pela CNBB para a Comissão bi lateral Anglicana-Católica Romana e professor no Instituto São Boaventura, na diocese de Santo Amaro.
Atualmente, além de pároco de Santo Antônio do Limão, na Região Episcopal Santana, em São Paulo, padre Carlos é diretor espiritual no Seminário Santo Cura d’Ars da Arquidiocese de São Paulo; professor no Seminário Arquidiocesano Propedêutico e no Instituto Filosófico Aristotélico Tomista dos Arautos do Evangelho.
quinta-feira, 5 de junho de 2008
100 anos da Aquidiocese de São Paulo - dia 8 de junho
Este importante evento, que tem como lema: “Deus habita esta cidade”, é promovido pela Arquidiocese de São Paulo e terá a participação de todos os Movimentos religiosos e leigos.
A Missa será presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, sendo concelebrantes o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, e numerosos bispos de todo o Brasil.
Para comemorar a data, os Arautos do Evangelho darão de presente a cada participante, que apresente o convite (Clique aqui para baixar o seu), a linda capa para ser usada durante a cerimônia. Aos membros de sua família também será oferecida a capa. O início da festa será às 14:00 horas, com apresentações musicais, e a Santa Missa, às 15:00 horas.
Uma grande e bela imagem de São Paulo Apóstolo será apresentada a todos os fiéis e levada triunfalmente em procissão, em torno do estádio, seguindo em carreata para a Catedral da Sé, no final da Missa!
Este convite dará oportunidade a você e sua família de ficarem num lugar bem próximo aos Arautos do Evangelho.Chegando ao Pacaembú, procure os portões números 21 e 22 que dão acesso ao tobogã.
Para quem desce na estação de Metrô Dr. Arnaldo, basta seguir pela Rua Major Natanael e logo estará no Estádio.
A estação Barra Funda, seguindo pela Av. Pacaembu, está a 20 minutos, a pé, do Estádio.
Que São Paulo, patrono de nossa Cidade nos abençoe nesse grande dia de Louvor a Deus pelos 100 anos da Arquidiocese.
Despeço-me com toda a minha estima e amizade, esperando poder contar com sua honrosa presença neste importante acontecimento eclesial.
Em Jesus e Maria
Padre Lourenço Ferronatto
Coordenador